Uma trajetória de evolução notável: Uma Caixa com mais Saúde
Equilíbrio de contas e estruturação geram novos médicos credenciados e mais servidores satisfeitos com os serviços ofertados
A Caixa de Saúde e Pecúlio dos Servidores Municipais de São Vicente passou por uma significativa “metamorfose” de 2017 para cá, destacando-se por sua reformulação interna, expansão e modernização de consultórios verticalizados, usando como referência grandes e renomados hospitais da capital paulista.
Sob a liderança de Márcio Rebuá, superintendente da autarquia municipal, iniciou-se uma trajetória para recuperar administrativa e assistencialmente a instituição. O equilíbrio das contas desempenhou papel crucial, permitindo atrair uma gama de novos profissionais credenciados, tanto internos quanto externos.
Além disso, foi possível retomar a credibilidade com hospitais renomados aqui na Baixada Santista, como é o caso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, Frei Galvão, Hospital Guarujá, Med Center, Clínica Mater, Infantil Santos, entre outros.
Este trabalho em conjunto resultou, pela primeira vez na história, na aprovação das contas da Caixa de Saúde e Pecúlio junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), no ano de 2021. “Isso nos deixa extremamente orgulhosos de nosso papel e compromisso”, enaltece Luiz Carlos Cóccia, Presidente do Conselho Administrativo.
Uma das pessoas que encabeçam esta empreitada de recuperação é Edmilson Rodrigues, diretor financeiro. Ele comenta que “em 2017, quando Márcio Rebuá assumiu a superintendência da Caixa de Saúde, essa passava possivelmente pelo seu período mais difícil; financeiramente era praticamente inviável manter suas atividades e atender o servidor como ele merece. Contudo, com muito esforço, incansável dedicação e inúmeras reuniões com os credores, a Caixa de Saúde começou a se reerguer, reequilibrar suas contas, se modernizar e melhorar sua infraestrutura”.
Mauricio Correia, supervisor financeiro, completa, afirmando que “estamos testemunhando uma revolução administrativa, impulsionada por uma gestão visionária, que pensa no servidor em primeiro lugar. A busca por equilíbrio financeiro proporcionou não apenas sanar desafios orçamentários, mas também atrair investimentos cruciais para a modernização dos espaços internos e ampliação de serviços”.









Em paralelo a isso, era necessário realizar uma modernização dos espaços da autarquia, proporcionando um ambiente adequado para o exercício da medicina de alta qualidade, equiparando-se aos melhores hospitais da capital. Consultórios foram ampliados e atualizados, seguindo os mais elevados padrões de tecnologia e conforto, com impressoras que agilizam o trabalho e contribuem para melhor entendimento da letra dos médicos, por exemplo. Além das mudanças, foi aberta uma nova sala, para o raio-x digital .
“Antes, nossos pacientes precisavam realizar esse procedimento em algum local credenciado da Caixa de Saúde, mas hoje, aqui mesmo em nosso equipamento, ele faz o raio-x e retorna com o médico para análise, tudo de maneira eletrônica, sem as famosas lâminas. As imagens também são entregues”, explica a enfermeira e responsável técnica, Mônica Lima.
Todas essas mudanças geraram um atrativo ainda maior para que novos profissionais queiram prestar serviços à autarquia, seja interna ou externamente. Isso gerou uma oferta ainda maior de especialidades médicas e não médicas, que potencializou os atendimentos. Como resultado, as filas, que antes eram uma preocupação constante, tornaram-se inexistentes, refletindo o compromisso da Caixa de Saúde em oferecer serviços ágeis e eficientes aos segurados e seus dependentes.
“A conquista do equilíbrio das contas representa não apenas um marco financeiro, mas uma vitória para o bem-estar dos servidores. Essa estabilidade permitiu-nos investir de maneira estratégica na readequação da instituição, transformando positivamente a experiência de saúde dos beneficiários. Mais do que números, o equilíbrio financeiro se traduz em consultas mais rápidas, tratamentos eficazes e, acima de tudo, na tranquilidade dos servidores ao saberem que contam com uma autarquia sólida para sua saúde”, enfatiza Vera Rodrigues, coordenadora Geral.
Com tudo isso, é notório que, ano a ano, os números de atendimento interno na Caixa de Saúde e Pecúlio aumentem, dando legitimidade ao árduo trabalho para estruturação da autarquia. Em 2023, com dados até 30 de novembro, são 31.910 mil novos atendimentos gerais. É quase metade do valor geral entre os anos de 2017 a 2021, que são 187.142 mil consultas. A média/mês de atendimentos subiu de 20 mil para 35 mil consultas internas neste período.
“Somos a única autarquia, entre as nove cidades da Baixada Santista, que atende o servidor com o seu próprio ambulatório médico. Isso mostra que queremos ser diferentes, pensar em atender, e acompanhar, o paciente, afinal, nós também utilizamos este serviço”, enfatiza Ana Molina, enfermeira.
A ideia de acompanhar de perto o paciente tem surtido efeito, ao comparar dados entre atendimentos internos e externos. De 2022 a 30 de novembro de 2023, houve um aumento de 40% nos atendimentos internos “Isso elucida bem nossa real intenção: manter o servidor próximo, ver sua evolução e assisti-lo da melhor maneira e, se possível, em nosso próprio equipamento”, finaliza Ana Molina.
E os usuários vêm percebendo as mudanças. Zilda Pereira, 73 anos, aposentada, comenta que a Caixa de Saúde ajudou ela em sua fase mais importante. “Tive um câncer e, se eu marcasse a consulta e exames fora daqui, eu demoraria de seis meses a um ano. Pela Caixa de Saúde, fiz tudo em 20 dias. Mastologista, oncologista, exames, cirurgia, tudo feito por aqui e hoje estou melhor. Essas enfermeiras são atenciosas, meigas e amam o que fazem. Por isso, digo e repito, as coisas aqui melhoraram demais”, enfatiza ela.
Ampliação da Caixa de Saúde
A equipe multidisciplinar (nutrição, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia [uroginecológica] e serviço social) contará com um novo e moderno espaço para atendimentos, com equipamentos de última geração, que serão adquiridos no próximo ano. Isso porque será inaugurado, no início de 2024, um novo anexo ao lado da Caixa de Saúde e Pecúlio.
Serão cinco consultórios, recepção, sala de espera, banheiros com acessibilidade, jardim com conceito de inverno, tudo de maneira bem estruturada e adequada, sempre usando como referência grandes hospitais da capital.








“Acolher, ampliar e melhorar. Essa é a nossa ideia quando falamos sobre o nosso anexo. O número de servidores da Caixa de Saúde e Pecúlio tem aumentado e, entendendo este cenário, estamos ampliando nosso espaço e abrigando especialidades que já fazem parte do nosso quadro e que há um aumento na procura. Por exemplo, a psicologia em 2022, realizou 4.295 atendimentos. Neste ano, sem contar o mês de dezembro, foram realizadas 5.276 consultas. É um aumento que reforça essa necessidade de ampliação”, salienta Márcio Rebuá, superintendente.
Além disso, na área de Fisioterapia, internamente, houve um aumento de 41,5% nos atendimentos, saltando de 508 para 669. “Nossa ideia é deslocar essa especialidade, para assim atender mais e melhor os pacientes que necessitem agendar uma consulta”, finaliza Mônica Lima, responsável técnica.
Com todas essas mudanças, o superintendente Márcio Rebuá, finaliza comentando sobre a necessidade da Caixa de Saúde e Pecúlio buscar melhorar ainda mais, para tratar com zelo e respeito o servidor vicentino. “Ao refletir sobre o caminho que percorremos juntos na transformação da Caixa de Saúde, é com satisfação e gratidão que observo o progresso alcançado. No entanto, nosso compromisso com a excelência não conhece limites, e nosso olhar está sempre voltado para o futuro.
Estamos apenas começando a desbravar as possibilidades de uma saúde de qualidade para todos os servidores. A estabilidade financeira que conquistamos foi um passo significativo, mas nosso objetivo vai além: queremos ser referência em inovação, acessibilidade e cuidados personalizados.
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