Do amor ao cuidado: a mais digna das profissões, feliz Dia do Enfermeiro

Data é marcada pelo nascimento de Florence Nightingale, expoente da área e que revolucionou este campo da saúde 

Equipe de enfermagem da Caixa de Saúde – Foto: Elenir Medeiros

“Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer; a mais bela das artes!”. 

Essas palavras são de Florence Nightingale, um dos pilares da enfermagem moderna no mundo, que nasceu no dia 12 de maio de 1820. Aliás, esta data ficou marcada como o dia da enfermagem e do enfermeiro, em sua homenagem. 

Esta mulher britânica é tão importante para a história de sua profissão que, em toda formatura ou colação de grau do curso de enfermagem, alunos repetem um juramento escrito por ela: 

“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar as ideias de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.”

Florence Nightingale

“É um texto que resume um dos preceitos seguidos desde sempre, até os dias de hoje: cuidar da vida humana desde a concepção até sua morte”, explica Mônica Lima, enfermeira e responsável técnica da Caixa de Saúde e Pecúlio. 

“Os enfermeiros são verdadeiros heróis que, muitas vezes, colocam em risco a sua saúde para garantir que seus pacientes fiquem bem”, comenta o superintendente da Caixa de Saúde, Márcio Rebuá. “E isso só fica mais evidente em tempos de pandemia, como esta do novo coronavírus, que exigiu ainda mais trabalho e dedicação desses e de tantos outros profissionais da saúde”, complementa ele

“Uma das mais nobres profissões em saúde”

Mônica Lima, responsável técnica da Caixa de Saúde – Foto: Mônica Lima

A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas doentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. 

“Por que eu amo a enfermagem? Porque cuidar vai muito além da profissão, tem que amar, se doar”, comenta Mônica Lima. 

“A enfermagem é uma ciência, uma profissão que exige muita responsabilidade, pois lidamos com vidas. É uma das mais nobres profissões na área”, complementa Elenir Medeiros, enfermeira da Caixa de Saúde

O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano e deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que há o cuidado profissional de enfermagem.

“Eu coordeno as ações na enfermaria aqui da Caixa de Saúde. Organizo fluxo de atendimentos, realizo triagens, supervisão e administração de medicação e procedimentos”, explica Mônica.

Neste 12 de maio, dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem, a Caixa de Saúde e Pecúlio parabeniza a todos os profissionais, ativos e que passaram pela sede, que exercem esta nobre profissão com respeito e dão esperança àqueles que necessitam de cuidados. À vocês, nossa imensa gratidão.

Categories: