Acne: principal fator que traz pacientes ao dermatologista

Ingrid Vendramini, especialista da área, explica métodos que podem ser eficazes no combate à Acne

“A acne é um dos problemas de pele mais comuns do mundo, e traz muitos pacientes para consultas com dermatologista na Caia de Saúde e Pecúlio”, inicia Ingrid Vendramini, especialista da área. E isso afeta pessoas de todas as idades e gêneros. Os adolescentes, principais “alvos”, conhecem bem este inimigo que ataca com força na puberdade.

Muitas pessoas lutam contra espinhas e cravos durante a adolescência, mas este problema também pode persistir durante a vida adulta. Mas, mesmo casos severos, podem ser tratados e apresentar melhora, deixando a pele com uma aparência mais bonita e saudável.

Como surge a acne?

“A acne é ocasionada pelo processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilosos. Esta inflamação ocorre quando as unidades pilossebáceas são obstruídas por óleo e células mortas da pele”, explica Ingrid.

O aparecimento de espinhas e cravos se inicia na adolescência, desencadeado pelas mudanças hormonais, que alteram a dinâmica da pele. Os hormônios são responsáveis pelo início do funcionamento das glândulas sebáceas, ocasionando a produção de oleosidade. 

“Peles mais oleosas têm uma maior tendência a ter cravos e espinhas que peles mais secas. E muitos adultos ou pessoas com outros tipos de pele também podem apresentar espinhas e cravos, devido a inúmeros fatores que ocasionam a produção de oleosidade e a obstrução das glândulas”, esclarece Vendramini.

A produção da oleosidade tem ligação direta com os hormônios, mas também pode ser influenciada pelo uso de alguns medicamentos, exposição exagerada ao sol, além do contato com óleos e produtos gordurosos.

Supõe-se que passar por períodos de stress, consumir pouca água e ter uma alimentação desregrada e rica em processados, gorduras e açúcar também pode favorecer o surgimento da acne, por isso vale a pena também ficar de olho nestes pontos.

“A acne causa lesões na pele que podem afetar a autoestima das pessoas, mas existem vários graus e tipos de acne, que podem ser avaliados por um médico dermatologista. Há uma grande diferença entre a acne eventual e a acne severa, que requer um tratamento mais prolongado, com o uso até mesmo de medicamentos orais”, conclui ela.

Cuidados são importantes para o combate ao acne, confira quais são – Arte: Nicolas Pedrosa

Controle da oleosidade é fundamental

A acne eventual pode aparecer sem aviso e todos estão sujeitos a algumas espinhas e cravos em algumas ocasiões. Mas é possível tomar alguns cuidados para prevenir uma maior incidência de acne e manter a pele bonita na maior parte do tempo.

“Controlar a oleosidade da pele é uma das dicas mais importantes para quem quer ter uma pele lisa e sem acne”, declara. Afinal, a oleosidade em excesso é o grande responsável pelo entupimento das glândulas sebáceas. Mas, Vendramini alerta.  “Tome cuidado, pois a oleosidade é importante para manter a elasticidade e prevenir a desidratação”.

A limpeza da pele não é importante apenas para controlar a oleosidade, mas também para manter a pele livre de células mortas que podem entupir os poros de bactérias, que podem promover a inflamação das glândulas.

“Por isso, a limpeza da pele é fundamental. Lave o rosto de duas a três vezes ao dia, com sabonete neutro adequado ao seu tipo de pele. Mas seja gentil, nada de esfregar a pele ou usar buchas e esponjas”, comenta ela. Este ato retira muita oleosidade, mas também agride a pele e pode ter efeito oposto, estimulando as glândulas sebáceas a produzir ainda mais óleo.

O mesmo vale para a esfoliação. Não abuse deste método de limpeza. Cremes esfoliantes devem ser usados no máximo uma vez por semana, para evitar o ressecamento excessivo. Também não se deve usar esfoliantes se a pele estiver inflamada ou machucada.

A escolha do sabonete também é muito importante. Evite sabonetes que ressecam demais a pele. Quanto mais ressecada, a pele poderá aumentar a produção de gordura para compensar o ressecamento.

“Outra dica importante é evitar produtos para a pele que possam aumentar a oleosidade e que tenham componentes muito oleosos em sua formulação. Deve-se utilizar hidratantes e produtos para o cuidado da pele, sempre escolhendo uma formulação não oleosa”, diz ela.

Uma das dicas de dermatologia imprescindíveis para manter qualquer pele bonita é usar filtro solar diariamente. O filtro solar é fundamental para evitar manchas na pele e também para evitar que o sol estimule a produção de gordura na pele. Mas nunca se esqueça de escolher produtos com formulação não oleosa ou que seja adequada para seu tipo de pele. Muitas pessoas que possuem acne abusam da maquiagem como forma de disfarçar ou esconder o problema. A maquiagem em si não é prejudicial para a pele, mas é preciso estar atento à composição dos produtos e escolher produtos que não sejam oleosos para não piorar o problema. 

Outra observação importantíssima é não descuidar na hora de remover a maquiagem. Nunca durma com maquiagem e lave o rosto com cuidado para remover todos os resíduos.

Ingrid Vendramini, dermatologista da Caixa de Saúde e Pecúlio – Foto: Nicolas Pedrosa

Cuidado de dentro para fora

Não há dúvidas de que uma alimentação saudável pode trazer muitos benefícios para a saúde. E estes benefícios podem ser vistos na pele. Controlar a ingestão de gorduras e açúcares e aumentar o consumo de frutas, legumes e fibras pode ajudar muito a sua pele.

As frutas e legumes possuem vitaminas e minerais que possuem propriedades antioxidantes, que retardam o envelhecimento e restauram a pele. As vitaminas A, C e B3 em especial são ótimas aliadas para a saúde da pele.

Existem alguns estudos que ligam alguns alimentos a ocorrência de acne, como os laticínios e derivados. Eles podem estimular a produção de gordura da pele, favorecendo o aparecimento de acne. Por isso, é importante observar como a sua pele reage quando você reduz ou aumenta o consumo destes alimentos.

Ingerir muita água também pode ajudar. A água é um catalisador das trocas químicas do corpo, favorecendo o equilíbrio hormonal e eliminando toxinas.

“Não há milagres. É preciso manter os cuidados continuamente”, explica Ingrid

Prevenir a acne é um processo que não acontece da noite para o dia, e depende de uma rotina de cuidados até que a produção de gordura da pele entre em equilíbrio.

Outra recomendação importante que pode ser citada para pele com acne é esquecer as fórmulas malucas e que propõe milagres. Uma pele livre de acne se conquista com uma boa rotina de cuidados diários e estas soluções normalmente fazem mais mal do que bem. Por isso, fuja de misturas e cremes milagrosos.

Também não use nenhum medicamento sem orientação médica. Nada de usar o tratamento ou medicamento de amigos sem passar por uma avaliação dermatológica. O que serve para uma pessoa nem sempre é adequado para outra e a automedicação pode trazer muitos riscos.

“E a recomendação final é resistir à tentação de espremer e manipular os cravos e as espinhas. Isso apenas irá irritar ainda mais a pele e não trará nenhuma solução para o problema, podendo deixar até mesmo uma cicatriz”, finaliza ela.

Categories: