Pacientes gestantes da Caixa de Saúde e Pecúlio recebem caderneta de Pré-natal
Ideia é reunir informações dessa importante fase da mulher em um único lugar
O nascimento de um bebê é um momento bastante aguardado para muitas mamães, entretanto, para que seja de maneira tranquila, o cuidado começa muito antes – em alguns casos, até mesmo antes do resultado positivo.
O pré-natal, que é de extrema importância durante a gravidez, tem o objetivo de cuidar da saúde do bebê e da gestante até o momento do parto. Pode ser acompanhado de forma mensal ou quinzenal, prevenindo, detectando e tratando doenças maternas e fetais, diminuindo os riscos de complicações para a mamãe e o bebê.
E, por isso, a Caixa de Saúde e Pecúlio decidiu criar uma caderneta de pré-natal. “Para que todas as informações sejam devidamente registradas, utilizamos essa caderneta, a qual foi cuidadosamente desenvolvida pelo nosso ginecologista, Dr. Ivan Daniel Arnosti, e por mim”, inicia a responsável técnica e enfermeira, Mônica Lima.
“Na caderneta, registramos os exames realizados durante o pré-natal, diagnósticos e intercorrências. Além disso, ela possui informações educativas para a gestante e sua família, como alimentação, amamentação, medidas de prevenção, orientação sobre imunização, entre outros”, explica Márcio Rebuá, superintendente da Caixa de Saúde e Pecúlio.
A gestante tem prioridade no agendamento de consultas e exames na Caixa de Saúde e Pecúlio. O acompanhamento de perto pelos enfermeiros e ginecologistas aumenta a detecção precoce da doença hipertensiva da gestação e reduz riscos de complicações.
A importância do pré-natal é comprovada, prevista em lei e regulamentada pelo Ministério da Saúde.
O pré-natal proporciona vários benefícios, entre eles: fornece informações sobre a adaptação da rotina durante a gravidez, dietas, exercícios, medicações e informações sobre medicamentos permitidos e proibidos, apoio psicológico, tratamento de sintomas típicos, prevenção e tratamentos de doenças que afetam a mãe e o bebê, além da preparação para o parto.
Principais exames pré-natais
Alguns exames realizados durante o pré-natal são importantes para a detecção de doenças que possam afetar o bebê ou problemas no desenvolvimento do útero. Geralmente, os médicos pedem os seguintes exames:
- Glicemia
- Grupo Sanguíneo e fator RH
- Anti-HIV
- Exames para detecção de doenças como: sífilis, toxoplasmose, rubéola e presença do vírus da hepatite B
- Exame de urina e urocultura
- Ultrassonografias
Além disso, hemogramas podem ser solicitados com frequência, com o propósito de verificar e ter a garantia que a hemoglobina esteja em taxas normais.
Durante o pré-natal, a gestante recebe orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, a rotina de atividades físicas e a importância de se evitar bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas.
Um pré-natal regular é fundamental para a futura mamãe e o bebê, pois é possível detectar alterações para serem tratadas, evitando problemas para a saúde para ambos.