Alexandre Wakil Burzichelli se formou em medicina em 2011, na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), com especialização em otorrinolaringologia, com subespecialização em cirurgia nasal e na base do crânio, concluindo todo esse estágio em 11 anos.

Trabalhou por cinco anos em São Paulo, no Hospital São Luiz, e hoje está atuando na Baixada Santista, nas cidades de Praia Grande, Santos, São Vicente e Mongaguá. 

Para Alexandre, o maior desafio para a medicina, de modo geral, é a constante mudança da área. “A medicina evolui de forma rápida. A maneira que tratamos um paciente pode não ser a mesma que trataremos amanhã. Então esse é o maior desafio: estar sempre atualizado, para oferecer o melhor atendimento possível para o paciente”, fala ele.

Otorrino dá dicas de cuidados com as três regiões interligadas: nariz, boca e ouvidos – Foto: Nicolas Pedrosa

Burzichelli não tem uma inspiração familiar que o motivou a escolher a área da medicina. “Eu tinha 10 anos de idade e desde então eu falei que queria ser médico. Sempre quis alguma área cirúrgica mas, durante a faculdade, fui mudando a especialização que queria fazer. De repente, me vi fazendo otorrinolaringologia”, salienta ele. 

Doutor Alexandre atende seus pacientes sempre às quintas-feiras, das 13 às 17 horas, tendo em média 20 pessoas atendidas por dia. 

“Se eu pudesse dar algumas dicas, eu diria que as pessoas precisam de um bom intervalo de sono, de 7 a 8 horas por dia, além de uma alimentação saudável. Esses dois cuidados ajudam muito, pois seu sistema imune vai estar bem equilibrado com uma boa alimentação e com bom período de sono. Para o nariz, é imprescindível realizar uma lavagem nasal com soro fisiológico, para qualquer pessoa, pelo menos de manhã e à noite (ajuda na limpeza e umidificação nasal, que é por onde a gente tem maior contato com ambiente, com vírus e bactérias)”, conclui ele.